WORLD PULSE/CDD VIVE - APRENDIZADO É CONTINUO - SE APRENDE A CADA PISCAR DE OLHAR.

Em 2011 eu, Valéria Barbosa, recebi um email escrito em inglês, quem o enviou foi a Marília Gonçalves.(Nesta época era uma das responsáveis pelo primeiro curso de Comunicação Comunitária na Cidade de Deus. SOLTEC/UFRJ. Eu estava com muito medo de ser vírus e muito maior era a minha  curiosidade de saber o seu conteúdo e abri-o. Lógico que nada entendi!
Ali comecei, muito curiosa a mudar a minha forma de comunicação e a me fortalecer e a dividir com o grupo.

Bastou apenas um click no Google Tradutor.

O Conteúdo era um curso de Comunicação online, um concurso para mulheres. Foram 630 mulheres do mundo inscritas para 30 vagas e eu fui selecionada.

Não foi fácil!  Adquiri uma técnica e com este conhecimento li várias apostilas em inglês e respondi e cumpri todas as minhas tarefas.

Qual a técnica?

Traduzia para o inglês e depois traduzia para o português se eu conseguisse ler, ótimo, se não ia trocando a palavra sem perder o sentido do que eu gostaria de transmitir. Eu era a minha primeira leitora, portanto eu deveria entender.

E assim fui. E assim continuo esta trajetória e desta forma conquistei para o nosso Jornal a parceira de hospedagem no site do World Pulse.




Desde 2012 eu sou membro World Pulse.  Depois de um e-mail  fiquei curiosa, De lá para cá tenho uma página no site do World Pulse e algumas funções, receber novas candidatas, dar apoio e incentivá-las.

Participei do Rio + 20 como membro do World Pulse e eles(World Pulse) me credenciaram e cobriram as despesas.

Em 2017 no mês de setembro aconteceu o 13º. Forum AWID no Brasil www.forum.awid.org/forum16/pt-br/content/13o-fórum-internacional-awid e o World Pulse me convidou e cobriu todas as minhas despesas. Era apenas pra eu participar como ouvinte e eu  consegui entrevistar a presidente do evento, Mirna. Entrevistei 6 mulheres.

Conheci Janja mestra de Capoeira e residente na Bahia, ela implantou capoeira em 6 países, a presidente do sindicato dos químicos de São Paulo e tantas outras que não são do World Pulse e que são mulheres valorosas.

Acredito que estes encontros e conexões aconteceram foi por conta da minha curiosidade e desejo de dar visibilidade as pessoas de bem da Cidade de Deus. Por conta de ser do World Pulse o nosso jornal  CDD VIVE, pode usar a logomarca do World Pulse, as minhas poesias são conhecidas e apreciadas pelas irmãs de outros países.

Eu não separo uma ação da outra. Acho que a minha conquista é por conta do que eu sou, penso e faço, e sei que para manter eu preciso dedicar tempo, ler, traduzir, escrever.
Hoje sou uma Changermaker do World Pulse (tps://www.worldpulse.com/fr/my-pulse/profile)   tenho o Jornal Boca no mundo e continuo desejando o melhor para o jornal CDD VIVE,  atualmente andando em marcha lenta.

Sei também que a minha ação no World Pulse é independente da minha ação no CDD VIVE e que posso usar das minhas ações como material de troca de experiências e aprendizado  em nossa rede.
O que significou pra mim? Ali percebi que nasci para ser repórter, que gosto de comunicação e que não existe nada no mundo melhor que escutar as pessoas e que o World Pulse me valoriza e me apoia  nas ações, tudo o que aprendo com as minhas amigas e irmãs do World Pulse me fazem perceber o quanto podemos contribuir com o desenvolvimento das pessoas. Eu me sinto abraçada pelas mulheres do mundo na rede World Pulse.


Conheci pessoalmente a Jensine Lanser criadora do World Pulse lá no Fórum AWID  (Costa do Sauípe- Bahia),  a Thifany e Martha Liano (Colômbia) e ficamos amigas. Mas tenho várias amigas da África, Índia, Colômbia.

Aqui postarei estas entrevista que socializo a autoria com o Jornal CDD VIVE por conta da gratidão.

FOTOS DO NOSSO ENCONTRO E DAS ENTREVISTADAS.

EQUIPE DO WORLD PULSE NO FÓRUM AWID
 Valéria Barbosa                                              Tiffany C. Purn                                Jensine Larsen



 Jensine Larsen                Valéria Barbosa   Tiffany C. Purn      Martha Liano


 Na Plenária Geral falando para mais de 2.000 mulheres, falando sobre CDD VIVE




 ENTREVISTA A MESTRE DE CAPOEIRA  JANJA -



 ENTREVISTA COM YASMIM TAINÁ



 GANHEI UM LINDO PRESENTE DAS IRMÃS DO WORLD PULSE - UM LAPTOP






 ENTREVISTEI A REPRESENTANTE DOS DIREITOS HUMANOS DO MÉXICO A ADVOGADA GRAZIELA PEREZ


 AMIGA LIONI - AFRICA DO SUL





 ENTREVISTANDO TEREZA LIDER COMUNITÁRIA NA COLOMBIA, TRABALHA COM AS MULHERES DO CAMPO - ATEM A MAIS DE 2.000 MULHERES.





ENTREVISTA COM MYRNA CUNNINGHAM MÉDICA CIRURGIA, NASCEU NA NICARÁGUA É INDÍGENA.



2018 UMA DAS 20 MULHERES DO MUNDO ENTRE MAIS DE 60 MIL. ESTOU APRENDENDO.


MINHAS IRMÃS DO MUNDO COM QUEM MANTENHO O TRABALHO DE TROCA, OUVIDO, COMPARTILHAMENTOS E MUITO AMOR.


Comentários

BOLA DA VEZ

6- NOSSO POVO - LINDA GENTE - MESTRE DERLI

5. NOSSO POVO - LINDA GENTE - ROSALINA BRITO

4- NOSSO POVO- LINDA GENTE - TUCA - ANAHYDE DOS SANTOS MUNIZ. O DIAMANTE DA CDD